domingo, 1 de março de 2009



Princesa


Onde está a magia que faz com que tantas meninas de pequenas queiram ter o príncipe encantado, um vestido de princesa, viver um sonho de princesa, em suma: ser princesa!

Da onde vem essa grande magia, repleta de mistérios que nos faz viver no doce e encantado desejo de "fazer de conta" ser a encantada?

É verdade que essa princesa a qual sonhamos na nossa meninisse pode até ter as cores de Disney, e viver num mundo medievo. Mas ela é livre. Ela tem a escolha em sua própria vida. Ela é uma mulher forte, admirável. Não será o príncipe encantado por surcundar a doce aura avassaladora daquela mulher de vestido cumprido e andar real?!

Mulan não fez grande novidade ao ausar daquela forma. A absolutamente lendária(e lenda moderna, criada propriamente nos estúdios Disney) Mulan não é mais heróica que a delicada Cinderela.

Pense bem: quem quer ir a festa e ver o príncipe?! Quem se sacrifica para conseguir o que quer?! Quem, apesar de não perder a ternura jamais, passa de serva a princesa?!

Sim, sim, SIM!

Cinderela. Ela mesma.

É que Cinder, assim como a Branca e as Belas(adormecida e a da fera) são de origem Celta. Foram registradas pelos irmãos Green nos seus contos de fadas, que ganharam repercussão mundial, mas que nada mais são que a aglutinação de contos de tradição oral européia originária no povo Celta.

Cinder aliáis é das princesas de um tipo de ciclo onde a princesa procura o Príncipe encantado, como nos explica Câmara Cascudo.

Como a deusa égua dos Celtas que com suas aves encantadas conquistou para si o príncipe que desejou, ainda que devido a uma trama tenha que ter esperado longo tempo e passado por uma grande provação antes de esperimentar seu final feliz.

As mulheres celtas eram fortes, bravas guerreiras, a sociedade tinha forte acento matriarcal e a figura feminina era largamente adorada naqueles tempos. O fato de aparentemente as princesas Disney, advinda dos contos dos Green, serem tão doces, quase subcervientes, quase verdadeiramenete fresquinhas, a um primeiro olhar, é que suas histórias foram registradas pelos dois irmãos em uma Europa que já havia vivenciado os feudos, uma Europam pós medievo. E por isso, a história oral em tantos séculos havia mudado suas personagens para mulheres mais adequadas a suas realidades. Assim como seus longos vestidos e modos.


É provável que por isso sejamos todas princesas em potencial. Porque, ainda que inconscientemente, captamos o espírito forte dessas mulheres, e nos identificamos com elas, queremos ter seus poderes, magia e beleza.

Queremos ser como elas.

E QUEM SABE TAMBÉM, CONQUISTAR PRÍNCIPES DIGNOS A GRANDE MULHER QUE SOMOS, COMO ELAS CONQUISTARAM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário